domingo, 6 de junho de 2010

Anos 80


Exagero está no ar

Os anos 80 serão eternamente lembrados como uma década onde o exagero e a ostentação foram marcas registradas.Os seriados de televisão, como Dallas,mostravam mulheres glamourosas, cobertas com jóias e por todo o luxo que o dinheiro podia pagar. A moda apressou-se por responder a esses desejos, criando um estilo nada simplório. Todas as roupas de marcas conhecidas tinham seus logos estampados no maior

tamanho possível, com preços proporcionais. O jeans alcança seu ápice, ganhando status. E os shoppings tornaran-se paraíso dos consumistas.Pode-se dizer que os anos 80 começam realmente em 1977, com o sucesso da música “disco” inspirados no filme “Embalos de sábado à noite”. Voltam à tona, o glamour da noite e o charme do excesso e do brilho, deixando para trás o estilo hippie dos anos 70. A juventude trouxe de volta o que já era considerado “velho”: roupas sob medida e vestidos de baile. Os anos 80 seguem o charme e a sofisticação dos anos 60, porém com um certo exagero.

Nesta década, os japoneses marcaram posição no cenário internacional. Em um universo tecnológico (o Atari surgiu nessa época), a moda inspirou-se no Japão, emergente com suas novidades, e em tudo o que fosse eletrônico: neons, computadores, automáticos, etc.

Corpo bonito

Não bastava ser bem-sucedido e bem-vestido. Nessa década, ter um corpo bonito e saudável era essencial para o sucesso. Assim, numa continuidade pelo amor aos esportes inaugurado na década anterior, explodiram academias por todos os cantos, onde os freqüentadores iam com suas polainas e collants para as aulas de aeróbica, movidas por músicas dançantes e ritmadas, com temática comum: ginástica, poder, sucesso.

Influenciando as roupas, o espírito esportivo levou o moletom e a calça fuseaux para fora das academias e consagrou o tênis como calçado para toda hora. Este último também fez ressurgir a moda de calçados baixos, como os mocassins,

tanto multicoloridos como clássico.

O look "molhado", conseguido com gel e mousse para cabelos, fez a cabeça de homens e mulheres, ao lado das permanentes fartas e topetes tão altos quanto se conseguisse deixá-los. A cartela de cores era vibrante, prezando por tons fortes e fluorescentes, com jogos de tons e contrastes.

QUEM NÃO SE LEMBRA?

-Calça baggy e semi-baggy-Sandália de plástico (Melissinhas em geral)-Ombreiras (tinha até sutiã de ombreira)-Manga morcego-Saia balonê-Legging-Batom 24 horas (não saía da boca nem com sabão) -Scarpin-Cores ácidas-Mochilas e carteiras emborrachadas-Tule no cabelo-Faixas na testa-Gola canoa-Gel "New Wave"-Polainas-Walkman Sony amarelo-Atari-Pastilhas Supra-Sumo-Balas Soft-Cubo Mágico-Mobilete-Lolo (atual Milkybar)-Cabelos assimétricos-Rock in Rio

-Relógio Champion (aquele que trocava as pulseiras)-Tênis iate (tinha um da OP quadriculado que era uma febre)-Tênis All Star (de todas as cores imagináveis)-Falcon-Susi-Genius-Caloi Ceci e Caloi 10-kichute-Acquaplay-Geleka-Hello Kitty-Coleção Moranguinho-Fofoletes -Franja repicada-Luminárias de neon-"Feliz Ano Velho" (o livro)-"Blade Runner"-"Top Gun - Ases Indomáveis"-"Procura-se Susan -Desesperadamente"-"E.T."-"9 1/2 Semanas de Amor"-"Armação Ilimitada"-"Miami Vice"-Chacrinha-"De Volta Para o Futuro"

http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=1449974627192467713

Nenhum comentário:

Postar um comentário